A sua Saúde, a nossa Saúde!
A nossa saúde e qualidade de vida estão dependentes da combinação harmoniosa entre fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais. Assim sendo, todos eles são indispensáveis ao bem estar geral. Logo, é essencial alterar comportamentos associados ao estilo de vida da sociedade moderna para se conseguir a melhoria da saúde em geral. Vejamos…
Fatores modificáveis para melhoria da Saúde e Bem-estar
Em primeiro lugar, é fundamental olhar para os fatores passíveis de serem modificados. São eles, os hábitos alimentares e excesso de peso, sedentarismo e as dependências como tabagismo e alcoolismo. Em suma, todos estes fatores podem contribuir para o desenvolvimento de inúmeras doenças do foro físico e mental.
Por exemplo, o excesso de peso e obesidade contribuem para o desenvolvimento de doenças crónicas. No entanto, vários dados indicam que em Portugal 5.9 milhões de pessoas apresentam excesso de peso.
Vamos alterar comportamentos… Hoje!
O aumento dos níveis de atividade física e a adoção de uma alimentação adequada de forma regular. Assim sendo, implementar já esta mudança de comportamento irá permitir usufruir da vida com mais qualidade ao lado daqueles que mais amamos.
Em primeiro lugar, vamos alterar comportamentos a nível alimentar. Mas, o que modificar? Segundo vários estudos, é considerado essencial começar por reduzir os níveis de açúcar e sal na dieta diária. Sabe-se que o excesso de consumo destas substâncias é o maior erro nos hábitos dos Portugueses.
Por outro lado, e em conjugação, o nível de atividade física deve aumentar. Logo, devemos pelo menos adotar o recomendado pela Organização Mundial de Saúde:
- 150 minutos semanais (mínimo) de atividade física aeróbica, de intensidade moderada
ou
- 75 minutos de exercício vigoroso
Para além disso, as recomendações estendem-se às crianças e jovens. Logo, as crianças e adolescentes devem praticar diariamente pelo menos, 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa.
Alterar comportamentos pela sua Saúde
Vamos ao lado prático!
As principais barreiras apontadas pelos portugueses para a prática de exercício físico prendem-se, com 2 tópicos. Por um lado, existe a falta de interesse e motivação e, por outro, pelas condições externas (custo, acesso, falta de tempo,…).
Nesse sentido, iremos partilhar algumas dicas úteis que pode começar já a mudar o seu dia-a-dia.
8 dicas para aumentar a atividade física no seu dia-a-dia
- Escolha uma atividade física que goste de fazer ou que gostaria de experimentar. Por exemplo, caminhadas, orientação, natação, ioga, bicicleta. Importante: quanto mais se gosta, mais fácil será de torná-la um hábito.
- Sempre que possível substitua o carro por uma caminhada e o elevador por escadas. Por outro lado, se for de autocarro para o trabalho saia na paragem antes e aproveite o ar fresco.
- Tente não passar mais de 1 hora sentado sem fazer pausas (mesmo que sejam 5 minutos). Portanto, faça intervalos e aproveite para caminhar ou para fazer alongamentos nessa altura.
- Se gosta de atividades em grupo junte a família e amigos e faça disso algo regular. Dessa forma, aproveita mais tempo com as pessoas que gosta e mantem-se ativo.
- A cada fim de semana planeie a sua semana seguinte! Portanto, olhe para os seus dias de uma forma geral e se olhar em adiantado poderá conseguir identificar mais facilmente momentos livres em que possa realizar atividade física. Mas, marque-os logo na agenda como “Reunião: Atividade Física’’ – Quanto mais visual, mais real. Concorda?
- Se, mesmo assim, for desafiante encontrar tempos livres durante a semana de trabalho, tente rentabilizar a hora do almoço com uma caminhada de 30 minutos. Para além disso, tente usufruir do fim de semana para atividades mais diversificadas com amigos e/ou família.
- Hoje em dias existem inúmeras aplicações e vídeos online que nos permitem exercitar no conforto da nossa casa, faça chuva ou faça sol, a custo zero. No entanto, caso tenha alguma condicionante de saúde, ou precise de ajuda para encontrar os exercícios mais apropriados para si consulte um profissional especializado que lhe poderá indicar o melhor caminho.
- Por último, e especialmente para os mais novos, diminuam o máximo possível o tempo passado com gadgets (computadores, telemóveis ou tablets) e substitua-o por atividades como caminhar, nadar, correr, dançar ou praticar desportos de grupo ou individuais.
O adulto de amanhã agradece ao comportamento da criança de hoje!
Com a esperança média de vida a aumentar,
devemos querer viver mais e melhor!
Na MediClinica Portugal disponibilizamos consultas de Medicina Geral e Familiar, Fisioterapia e Reabilitação, Psicologia Clínica, Nutrição, Coaching, entre outras especialidades que podem melhorar a sua qualidade de vida e da sua família.