As cores dos alimentos e o seu significado?

Certamente já deve ter ouvido dizer que quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável é. Certo? Claro que não nos referimos aos variados doces de diversas cores que existem no mercado…Pensamos sim em frutas e hortícolas, repletas de vitaminas, minerais e antioxidantes sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o consumo de 400gr de frutas e hortícolas por dia. Mas será que existe e/ou sabemos o que significa cada cor de cada alimento? É isso que procuramos desmitificar com este artigo.

A cor de cada alimento provém de um pigmento que contém substâncias denominadas fitoquímicos capazes de promover a tonalidade do alimento em questão, assim como, variados benefícios para a saúde. De acordo com a Fundação Produce for Better Health, (fundação sem funs lucrativos e especializada na motivação do consumo de frutas e vegetais em prol de uma saúde pública), refere que os fitoquímicos podem ter acção antioxidante, proteger nutrientes essenciais e/ou desactivar substâncias cancerígenas. Embora, muitos estudos sejam necessários e esta relação entre fitoquímicos e nutrientes não ser tão linear como possa parecer, o que é certo é que estes, em conjunto, promovem benefícios específicos para a nossa saúde em especial na prevenção de doenças.

Os fitoquímicos, como já referido são compostos biologicamente ativos presentes nos alimentos e podem ter efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos, anticarcinogénios, antialérgicos e vasodilatores. Estes fornecem aos alimentos as cores: BRANCA, AMARELA/LARANJA, VERMELHA, VERDE e ROXA/AZUL.

 

  1. ALIMENTOS DE COR BRANCA

A cor branca dos alimentos, como é o caso da cebola e do alho, provém da alicina composto que ajuda no combate a várias infecções.

 

  1. ALIMENTOS DE COR AMARELA/LARANJA

As laranjas, abóboras, cenouras, limões, mangas, tangerinas e pimentos amarelos são alimentos exemplos deste grupo. São fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege o sistema imunológico, fonte de vitamina A essencial para o crescimento e desenvolvimento, assim como para a visão, pele e para os ossos e, fonte de vitamina C.

 

  1. ALIMENTOS DE COR VERMELHA

O licopeno é o pigmento responsável à tonalidade vermelha de alimentos como o tomate, a beterraba, morangos, framboesas, uvas e melancia actuando como antioxidante sendo importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A relação do licopeno e a saúde está bem definida. Aliás o consumo de licopeno reduz a incidência de cancro, em especial, do cancro da próstata e pancreático. Os tomates são uma das maiores fontes de licopeno, e quando cozidos tornam o conteúdo de licopeno com maior facilidade de absorção pelo nosso corpo.

 

  1. ALIMENTOS DE COR VERDE

Alimentos como os brócolos, kiwis, espinafres, couves, espargos, alface e feijão-verde estão incluidos neste grupo e são alimentos ricos em luteína e clorofila, essenciais para reforçar os sistemas circulatório e imunológico. São também ainda fonte de vitamina K e potássio, que em conjunto com o ácido fólico, são essenciais para a promoção de um correcto funcionamento do sangue e do coração.

 

  1. ALIMENTOS DE COR ROXA/AZUL

Neste grupo de alimentos encontramos a ameixa, o figo, os mirtilos, as amoras, a beringela e couve-roxa, fonte de antocianinas, o pigmento antioxidante que promove a cor escura e que actua na prevenção de doenças cardiovasculares.

Assim, e no âmbito de uma alimentação saudável, variada e completa consuma fruta e hortícolas de forma diária e nas quantidades certas. Aconselhe-se junto da nossa consulta de Nutrição qual a melhor opção para si!

Cuide de si e dos seus! Fique em segurança!