Cancro de Mama e Fisioterapia, qual a relação?

Cancro de Mama e Fisioterapia, qual a relação?

O cancro da mama é um problema de saúde pública, sendo mais comum nas mulheres. Estima-se que em Portugal, na população feminina surgem 6000 novos casos de cancro da mama anualmente, sendo cerca de 11 novos casos por dia. Desses novos casos, apenas 1 em cada 100 se desenvolvem no homem. 

Apesar dos níveis de sobrevivência acompanharem o número crescente de casos, os efeitos secundários dos tratamentos são muitos e limitadores. Entre eles, são de destacar a fadiga, a perda de mobilidade do ombro do lado operado e a perda de algumas funcionalidades.

Onde entra a Fisioterapia?

A Fisioterapia assume um papel de enorme importância no acompanhamento da recuperação do cancro da mama, competindo ao fisioterapeuta esclarecer a utente, bem como estabelecer objetivos de recuperação, tratar e melhorar ao máximo a sua condição e, mais importante que tudo o resto, encorajá-la. A intervenção do fisioterapeuta com terapias manuais no pré-operatório e no pós-operatório torna-se importante nos desequilíbrios musculares, nas alterações posturais relevantes, nas dores musculares ou articulares e nas alterações na cicatriz.

A Fisioterapia atua como uma parte fundamental para todo um longo processo de cura, acompanhando os tratamentos e intervenções necessárias ao longo das várias fases, sobretudo:

  • Da radioterapia: para minimizar os efeitos da retração tecidual.
  • Da mastectomia (cirurgia da mama): na reabilitação da cicatriz e da mobilidade dos tecidos ao redor da mama restante (nos casos da cirurgia conservadora – tumorectomia).
  • Da atenuação do linfedema.
  • Da reconstrução mamária: Auxiliando o processo de ajustamento dos tecidos à prótese ou aos retalhos (consoante as técnicas utilizadas pelo cirurgião), na moldagem da nova mama, assemelhando-a o mais possível à forma e posicionamento da mama contralateral.

Cada vez mais o tratamento do cancro de mama passa por uma equipa multidisciplinar, estando o fisioterapeuta presente em todas as etapas do processo (pré-operatório e pós-operatório), sendo imprescindível a sua avaliação e o seu trabalho durante todo o processo. O fisioterapeuta orienta para a adoção de hábitos saudáveis, para a prática de exercicios adaptados a cada caso, procurando por uma melhora constante da qualidade de vida do utente.

Na Mediclinica possuímos uma equipa multidisciplinar com valências especificas no Cancro da Mama. Se necessitar de mais informações contate-nos.

Cuide de si e dos seus! Fique em segurança!