Futebol: como evitar lesões e melhorar a performance?

O Futebol é o desporto mais popular em todo o mundo, contando com mais de 260 milhões de jogadores entre níveis profissionais e amadores (FIFA, 2011). Enquanto jogador, é fundamental evitar lesões que diminuam a performance desportiva e afastem o atleta do campo por longos períodos de tempo.

Lesões…e mais de lesões

Devido à intensa dinâmica e complexidade da modalidade, o Futebol apresenta elevado risco de lesão afetando, a cada época, entre 65-91% dos atletas masculinos e 48%-70% das atletas femininas. Numa época são esperadas cerca de 50 lesões (num plantel de 25 jogadores), em que metade serão consideradas leves, mas cerca de 15% serão de elevada gravidade. Lesões consideradas leves conduzem à ausência das competições entre 1-3 dias, lesões minor entre 3-7 dias, lesões moderadas entre 1-4 semanas, e lesões graves afastam o jogador da competição por mais de 4 semanas.

As lesões musculares são as mais comuns no futebol, representando até 37% de todas as lesões, e afetam essencialmente os Isquiotibiais (37%), Adutores (23%), Quadricípede (17%) e Gémeos (12%). O risco de recaída após lesão é igualmente elevado (13-20%), o que pode resultar num afastamento da prática desportiva superior a 4 semanas.

As lesões ligamentares apesar de menos frequentes representam, ainda assim, 15-20% da totalidade das lesões por época. Cerca de 25% são consideradas de elevada gravidade e poderão levar à interrupção da prática desportiva até 6 meses.

Lesões no futebol

Futebol

O que fazer para prevenir?

Apesar de muitas lesões serem criadas por situações de contacto com outros jogadores, a tendência recente aponta no crescimento das lesões de não contacto resultantes de ações como correr (18-19%), rematar (4-14%), ou mudar de direção (6-8%). Como exemplo, é estimado que 85% das lesões do ligamento cruzado anterior do joelho ocorram através de lesões sem contacto, após situações de remate ou cabeceamento.

Assim, é fundamental avaliar todos os fatores que podem contribuir para uma maior incidência de lesão e tentar minimizá-los. Fatores esses que podem estar inerentes tanto ao foro físico como psicológico, assim como desequilíbrios musculares, perna dominante, flexibilidade, instabilidade articular, calçado, posição em campo, nível competitivo e posição da equipa, stress psicológico, histórico de lesões anteriores, défices nutricionais, entre outros.

Na Mediclinica contamos com profissionais especializados na área desportiva e que podem ajudar a melhorar a sua performance antes e/ou durante a época desportiva.

Contamos com consultas de Medicina Desportiva, Fisioterapia, Coaching de Alta Performance, Nutrição, Osteopatia entre outras especialidades.