A ansiedade é caracterizada por uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal. A ansiedade é uma reação normal a uma ameaça ou stress psicológico. A sua raiz é o medo e desempenha um papel importante na sobrevivência do individuo. Quando uma pessoa se vê perante uma situação de perigo, o corpo tem a capacidade de desencadear uma resposta de “fuga ou luta”.
No entanto, a ansiedade é considerada um trastorno quando:
- Aquando da sua frequência
- É tão intensa e duradoura que interfere com as atividades normais da pessoa.
- Pode ocorrer em momentos indevidos.
Segundo o Programa Nacional Para a Saúde Mental /2017, o registo de utentes com perturbações mentais nos cuidados de saúde primários tem vindo a aumentar desde 2011, no que diz respeito às perturbações de ansiedade. Tendencialmente aproxima-se da meta para 2020, ou seja, um aumento de 25% de pessoas com ansiedade e depressão.
Ansiedade na Visão da Medicina Tradicional Chinesa
Para contextualizar, a Medicina Tradicional Chinesa, baseia-se no princípio de Yin e Yang (dois princípios opostos e complementares que compõe todo o universo), sendo que esta harmonia gera uma homeostase no ser humano. Este equilíbrio, podemos traduzir num estado de saúde normal/pleno e o desequilíbrio, como doença.
A ansiedade vem muitas vezes acompanhada de medo e de preocupação excessiva. A luz da MTC, estes padrões têm como causa ou estão acompanhados por deficiência de Sangue (Xué) ou de Yin, excesso de calor ou por uma combinação de deficiência e excesso.
Tratamento em Medicina Tradicional Chinesa
Existem diversas opções como forma de tratamento. Temos o Tai Qi, Qi Gong ou até mesmo Tui Na (massagem energética). Mas hoje, falaremos da acupunctura.
A acupunctura diminui os sintomas de ansiedade, proporcionando um estado de equilíbrio físico e emocional. Os estímulos promovidos por este tratamento, produzem uma série de reações locais e sistémicas, que resultam no alívio dos sintomas de forma imediata e progressiva.
Ao introduzir-mos uma agulha de acupunctura no corpo, ocorre a libertação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, tendo um efeito acalmante, antidepressivo e de relaxamento muscular que atua na melhoria das funções dos órgãos e Vísceras.
Na MediClinica contamos com profissionais especializados em Medicina Tradicional Chinesa que podem ajudar a melhorar a sua condição clínica e qualidade de vida.