Quando a ansiedade é excessiva, por tudo e por nada

Quando a ansiedade é excessiva, por tudo e por nada

E se eu ficar doente?

Porque é que me preocupo com tudo?

Que será de mim se ficar sem trabalho?

Estas questões são meros exemplos das preocupações constantes das pessoas com Perturbação da Ansiedade Generalizada.

Preocupação e ansiedade recorrentes, persistentes e excessivas acerca da globalidade de circunstâncias ou acontecimentos no presente ou projetados no futuro ocorrem quase diariamente e em mais de metade do dia, sendo estas as características principais de quem sofre de Perturbação de Ansiedade Generalizada. Um imenso mal-estar subjetivo, dificuldade em gerir pensamentos intrusivos e preocupantes (tendencialmente catastróficos) ou o comprometimento da funcionalidade do quotidiano, fazem parte da sintomatologia desta perturbação.

De modo geral, os adultos com esta patologia apresentam preocupações em demasia com circunstâncias diárias e quotidianas, com a saúde pessoal e dos familiares, com o trabalho e fatores financeiros, azares ou acidentes que receiam poder acontecer, com pequenos problemas (como, por exemplo, chegar atrasado ao trabalho ou a encontros, antecipar reparações no carro ou em casa, normais deslocações para o trabalho ou idas às compras). Por seu lado, as crianças com esta perturbação sofrem, normalmente, pela excessiva preocupação com o desempenho escolar ou competências pessoais, ou que algo de mal suceda aos pais e irmãos.

Dificuldades de atenção, concentração e memória, alterações no padrão do sono, irritabilidade, dores de cabeça, náuseas, aumento do ritmo cardíaco, sudação ou sensação de aperto no peito, são alguns dos sintomas adicionais desta patologia. De realçar que este quadro tem tendência a agravar-se em períodos de maior stress.

A Perturbação da Ansiedade Generalizada é uma das perturbações de ansiedade mais persistentes, causando elevados níveis de sofrimento e prejuízos significativos, os quais beneficiam de intervenção psicológica.

Frequentemente coexiste com Perturbação Depressiva, Perturbações do Humor, Perturbação do Pânico, entre outras. Um grande número de pessoas com esta perturbação diz sentir-se ansiosa durante quase toda a sua vida.

Todos nós, embora uns mais do que outros, experienciam ansiedade e preocupações em alguns momentos da vida, o que é perfeitamente normal. Tomemos como exemplo, a ansiedade antecipatória a um exame ou durante uma entrevista de trabalho ou as preocupações decorrentes de uma condição de desemprego ou de doença.

Por conseguinte, várias características diferenciam a Perturbação da Ansiedade Generalizada da ansiedade não patológica. Em primeiro lugar, as preocupações e ansiedade associadas com a Perturbação Generalizada da Ansiedade são (muito) difíceis de controlar e interferem significativamente com o funcionamento e bem-estar do próprio, enquanto as preocupações do quotidiano são sentidas como mais controláveis e fazendo parte de algumas situações presentes no dia-a-dia. Em segundo lugar, as preocupações e ansiedade associadas com a Perturbação da Ansiedade Generalizada são mais globais, intensas, angustiantes, de maior duração e ocorrem sem fatores desencadeantes.

Dado que a ansiedade causa mal-estar clinicamente expressivo e o comprometimento da funcionalidade pessoal, familiar, social, profissional, ou de qualquer outra área, é muito importante a ajuda especializada de um profissional de saúde.

A consulta de psicologia pode ser a melhor solução para quem sofre de Perturbação de Ansiedade Generalizada.

Cuide de si e dos seus!