A artrite reumatoide (AR) é uma doença crónica que afeta principalmente as articulações, mas é, na realidade, uma doença sistémica, isto é, pode afetar outros órgãos, sendo classificada como uma doença autoimune.
Em condições normais, todos os seres humanos possuem um sistema imunológico (anticorpos) que funciona para nos proteger de tudo o que for estranho ou alheio ao nosso corpo, como por exemplo os vírus, as bactérias e os fungos que provocam doenças e infeções; esta proteção dá-se por meio da criação de anticorpos, que são proteínas que se unem aos vírus, bactérias, etc., e os destroem.
No caso da AR, os anticorpos comportam-se de forma anormal e atacam as articulações e outras partes do corpo, tais como o tecido de revestimento do coração e pulmões, entre outros; assim surge o termo “autoimunidade”, uma resposta imunitária criada contra os próprios tecidos.
Existem vários tipos de artrite. Na AR, é característico existir um envolvimento simétrico, ou seja, afetar ambos os punhos ou ambos os joelhos e não apenas uma das localizações. A AR afeta frequentemente os punhos e os dedos (com maior frequência nas articulações perto dos punhos), mas pode também atingir pés, ombros, joelhos, cotovelos, ancas e coluna cervical, entre outros.
Ocasionalmente, a inflamação pode atingir o revestimento dos pulmões (causando pleurite) ou o revestimento do coração (causando pericardite). Pode ainda atingir o pulmão ou associar-se a secura dos olhos ou da boca, devido à inflamação das glândulas que produzem a saliva e as lágrimas. Mais rara é a inflamação dos vasos que provoca a vasculite.
Artrite Reumatoide à Luz da Medicina Tradicional Chinesa
A Artrite Reumatoide (AR) em Medicina Tradicional Chinesa pertence à categoria das síndromas artrálgicas, é uma doença geralmente crónica, autoimune. O Vento, o Frio e a Humidade nos meridianos e colaterais podem causar artralgias, acompanhadas de sintomas clínicos como edemas e dores articulares simétricas, dificuldades nos movimentos, mesmo rigidez, deformação, atrofia muscular e disfunção das pequenas articulações das quatro extremidades.
Diagnóstico
O diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa, nos casos de Artrite Reumatoide é muito generalizado, sendo que cada paciente pode apresentar sintomatologia diferente. A “raiz” do problema pode ser o mesmo para cada uma delas, mas os ZhangFu (órgãos e vísceras) que são afetados posteriormente podem ser distintos.
Regra geral, será necessário dispersar o Vento e a Humidade, lubrificar as articulações, desbloquear os meridianos e colaterais, ativar a circulações de Qi (energia) e Xué (sangue), eliminar o edema e a dor.
Só depois de uma anamnese correta e diferenciada, é que o terapeuta poderá fazer uma escolha de pontos e administração de fitoterápicos que possam beneficiar o paciente no seu tratamento.
Tratamento
São vários os tratamentos possíveis para a Artrite Reumatoide através da Medicina Convencional. No entanto, a Acupunctura poderá também trazer benefícios principalmente no que diz respeito ao alívio da dor e rigidez articular, assim como noutros sintomas.
Consoante o paciente que nos procura, teremos de fazer um diagnóstico diferencial, pois cada caso é um caso. O terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, terá de avaliar quais os meridianos afetados, bem como as articulações mais lesadas.
Poderá ser aplicado no tratamento, moxibustão nos pontos mais dolorosos para dispersar vento; Humidade.
Os pontos a baixo mencionados, são apenas alguns exemplos dos quais poderão ser utilizados no tratamento.
Acupunctura:
11V (Da Zhu): Favorece a circulação do Sangue; Alivia a dor; Fortalece os ossos; Liberta o calor superficial para fora; Expulsa o Vento e o Frio Patológico; Alivia a rigidez das articulações.
23V (Shen Shu): Tonifica os ossos e a medula; Reforça a lombar e os joelhos; Aumenta a Energia dos Rins; Elimina a humidade; Nutre o Yin e o Sangue; Tonifica a Essência e o Yuan Qi.
34VB (Yang ling quan): Elimina o Calor e a Humidade- Calor do Tr. Médio; Dispersa o Vento; Activa a circulação de Sangue; Regula a mobilidade das articulações; Relaxa e fortalece os tendões e músculos; Fortalece a região lombar e dos membros.
60V ( Kun Lun): Fortalece o Qi dos Rins; Relaxa os músculos e os tendões; Dispersa o Vento-Calor; Elimina o Calor; Alivia a dor; Fortalece o baixo-ventre, a região lombar, costas e os joelhos.
4GI (He Gu): Tonifica o Qi; Liberta o calor patogénico do interior para a superfície; Reduz a febre; Dispersa excesso de Qi estagnado nos canais; Activa a circulação do Qi e do Xué nos colaterais; Acalma a dor.
Fitoterapia:
F27A – Wei Qi Bu Tang :
Tonifica a Energia Wei, o Rim; o Fígado e o Baço.
F9 – Du Huo Ji Sheng Tang:
Tonifica o Qi e o Sangue, ative a circulação e as funções vitais; Tonifica o Rim e o Fígado, alimenta o Qi do Baço; Dá força aos ossos e articulações, reforça os músculos e os tendões; Analgésico.
F28B- Jia Wei Xuan Bi Tang
Bi por Humidade-Calor; Síndroma Wei por Humidade- Calor.
Na MediClinica contamos com profissionais especializados em Medicina Tradicional Chinesa que podem ajudar a melhorar a sua condição clínica e qualidade de vida..
