Desporto e Atividade Física de Fim de Semana

Gosta de jogar Padel, Futebol, Ténis, Golf, etc ou de correr e andar de bicicleta com amigos ao fim de semana?

Se sim esta publicação é para si.

Muitas pessoas cresceram em contato com desportos coletivos, de grupo e muitas vezes ao ar livre. Por esta razão, ao se tornarem adultos, não conseguiram desenvolver um gosto especial por frequentar ginásios ou por treinarem sozinhas. Muitas destas pessoas e outras por não terem disponibilidade na agenda durante os dias de semana optam por praticar as suas atividades desportivas preferidas juntamente com família e amigos durante o fim de semana.

Mas afinal quais são os benefícios e as possíveis consequências de se optar por fazer atividades desportivas só ao fim de semana e não de forma regular?

Começando pelo princípio, sabemos que existem vários estudos científicos que defendem que os benefícios da atividade física se verificam após 20 a 30 minutos de exercício físico regular e moderado, em que a frequência cardíaca se situa entre 60-80% da frequência cardíaca máxima. Estes benefícios mantém-se até 48 horas após o exercício. Desta forma é recomendada a prática de uma atividade física 3 a 4 dias por semana de forma a manter a regularidade do treino e evitar perder os benefícios já adquiridos.

Mantendo esta rotina de atividade regular é possível de praticar de forma mais segura diferentes desportos e atividades com risco menor de contrair lesões.

Benefícios da atividade física regular:

  • fortalecimento muscular e manutenção de amplitudes articulares
  • manter a flexibilidade e a postura
  • regular a tensão arterial e combate da hipertensão
  • estimular o metabolismo e controlar a gordura corporal
  • controlar os níveis de glicose e prevenir a Diabetes
  • melhorar a qualidade do sono
  • diminuir o risco de doenças cardio vasculares, cancro e outras
  • melhorar a boa disposição e o bem estar

Na impossibilidade de manter a rotina de exercício regular 3-4 vezes por semana muitas pessoas tendem a compensar esta falta no fim de semana com a prática de desportos e outras atividades mais intensas sem estarem 100% preparados para tal.  No entanto, a prática de atividades desportivas muito intensas sem ter uma rotina de treino pode levar a lesões graves do sistema músculo-esquelético e cardiovascular.

Consequências de fazer atividade desportiva de fim de semana:

– lesões cardiovasculares – arritmias, paragem cardíaca, enfarte do miocárdio, etc.

O coração, sendo composto por músculo cardíaco, bombeia sangue num fluxo e intensidade adequados ao esforço realizado. Como qualquer outro músculo, se se mantiver uma rotina de vida mais calma e tranquila, o coração vai trabalhar de forma mais lenta e irá manter um ritmo mais lento, perdendo força muscular. Se, de repente, no fim de semana o coração tiver de bater mais rapidamente devido a um episódio de treino mais intenso, e não estiver devidamente treinado para manter esse ritmo mais acelerado, pode realmente sofrer lesões graves.

Por exemplo – existe maior probabilidade de se desenvolverem arritmias ou paragem cardíacas em atletas que não fazem treino de Cardio regularmente e que no fim de semana decidem realizar um treino de futebol, uma partida de Padel ou uma corrida de resistência mais longa (de quilómetros) sem condicionamento físico adequado .

– lesões musculo esqueléticas – distensão muscular, entorses, luxações, tendinites, fraturas, contusões, ruturas ligamentares ou tendinosas.

O treino físico regular, como foi descrito acima, trás inúmeros benefícios na manutenção da força muscular, da amplitude articular, da flexibilidade do individuo. Durante um jogo de Futebol ou durante um treino de bicicleta com os amigos, a sobrecarga ou repetição de movimentos de uma estrutura que não esteja preparada/treinada para esse esforço repentino pode levar a uma sobrecarga e eventualmente a uma lesão muscular/articular/ligamentar.

– consequências psicológicas e de auto estima

O entusiasmo por se encontrar com os amigos ao fim de semana para finalmente fazer a tão esperada corridinha, o treino de futebol, o mini torneio de Volley na praia…pode levar o atleta a elevar o nível de espectativas/competitividade que por falta de treino regular pode não ser concretizado. O desapontamento, a desilusão que pode surgir de uma má prestação por falta de preparação física pode ter várias consequências psicológicas na autoestima e bem-estar do atleta.

No entanto…..

……..depois de toda esta descrição poderá estar a pensar, se praticar desporto/atividade física ao fim de semana é assim tão perigoso então não será mais seguro deixar de o fazer?

Na realidade a resposta é não. Sabemos que o ideal é fazer uma atividade física regular e controlada MAS também existem benefícios no exercício ao fim de semana quando praticado de forma controlada.

Afinal o que é que isto quer dizer?

As consequências de fazer atividades desportiva de fim de semana descritas acima surgem com um risco maior em pessoas que ultrapassam os seus limites físicos de forma a poder compensar os dias da semana em que foram sedentários. Isto é, não se deve passar a semana de forma sedentária e inativa para, de repente, no fim de semana fazer uma prova de triatlo, correr uma maratona, participar num campeonato de Padel, um torneio de Futebol ou um treino agressivo de musculação.

O ideal é realizar atividades no fim de semana que não tenham riscos elevados de lesão, como fazer uma caminhada no parque por 20-30 minutos, fazer uma aula leve de ioga ou Pilates, fazer natação, pedalar de forma leve num passeio de bicicleta com a família. Estas atividades não representam um risco excessivo, são uma boa opção para praticar exercício físico de forma mais segura e ao mesmo tempo combatem o sedentarismo.

O sedentarismo é um dos grandes problemas da sociedade nos dias que correm, muito por culpa do desenvolvimento tecnológico, do trabalho em excesso ou das agendas demasiado preenchidas. Este sedentarismo pode levar ao desenvolvimento de patologias degenerativas como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, stress tão conhecidas no envelhecimento precoce. A prática de atividade física regular e moderada é realmente uma forma saudável de evitar ou retardar o desenvolvimento das patologias descritas acima e outras.

De qualquer forma o ideal é consultar um profissional, antes de iniciar um plano de atividades, sejam elas diárias ou de fim de semana, de forma a que seja feita uma avaliação física e traçado um plano de exercício adaptado às necessidades e condição física de cada um.

Assim não só terá especialistas na área do exercício, como na área da nutrição e da reabilitação a traçarem o melhor plano de forma a reduzir o risco de lesões e a aumentar os benefícios do mesmo.

Concluindo, se já realiza atividade física de fim de semana, não é necessário que deixe de o fazer, mas deve consultar um profissional para o ajudar a reorganizar o plano de treinos de forma a fazer alguma atividade também nos dias da semana, poder garantir que as atividades escolhidas não constituem um risco de lesão e que poderá alcançar resultados mais satisfatórios sem correr riscos.

Na Mediclinica profissionais integrados numa equipa multidisciplinar de Treino Personalizado, de Coaching Desportivo, de Medicina Desportiva, Fisioterapia, Nutrição, etc. que o podem ajudar.

Se necessitar de mais informações contate-nos.

Cuide de si e dos seus!

 

 

Desporto e Atividade Física de Fim de Semana