Treinar na rua passou a ser algo quase controlado ao minuto. O local do treino, algo demasiado pensado. Treinar com os amigos então, nem pensar. Apesar destas adversidades, saiba neste artigo como manter a sua rotina de treino.
Nestas últimas semanas, muito mudou nas nossas vidas, com a chegada avassaladora do novo Coronavírus, mas a boa notícia é que a fase mais complicada deste período já passou, a fase da adaptação. No entanto, continuamos a ser confrontados com um facto de difícil processamento mental e emocional: não há provas competitivas. A motivação decresceu, a vontade de treinar só agora começa a subir… Mas lentamente, porque voltar à rotina de treino ainda custa. O que podemos, como atletas – mas não só – fazer para manter a rotina de treino? Pois bem, deixo-vos algumas dicas e sugestões.
6 dicas para manter a rotina de treino
1- Provas Competitivas Online
Há, nesta fase, cada vez mais provas virtuais e cada vez deverão aparecer mais. Inscreva-se em algumas. Dá sempre uma sensação de “competição” que é, no fundo, aquilo para que treinamos.
2- Período de Tapper
Sendo um período em que o esforço físico deve ser menor que o habitual, de modo a manter forte o sistema imunitário, encare esta fase como um período de tapper, como se a cada domingo houvesse uma prova para realizar. Assim sendo, pode até considerar o treino de domingo como a sua “prova” semanal, não no sentido de ser de alta intensidade, mas no sentido de registar ao detalhe o desempenho e comparar com o da semana seguinte ou até mesmo com os seus amigos.
3- Saúde em primeiro lugar
Apesar de o desporto ser importante na nossa vida, a saúde vem sempre em primeiro lugar. Sem esta, não conseguiremos praticar desporto, seja de forma amadora ou profissional. Assim, o mais importante é manter a saúde, mesmo que isso implique deixar o desporto para 2º plano.
4- Lazer
Descanse e divirta-se! Parece óbvio mas, de facto, são 2 atividades bastante importantes para a nossa estabilidade mental e emocional. Se puder, passei num jardim perto de casa, 20 a 30 minutos de manhã e à tarde. E não se esqueça apanhe sol.
5- Aproveite cada dia
Não conte o tempo… nem os dias que passaram, nem os dias que estamos em distanciamento social ou o tempo que, parece, ainda falta para sairmos disto. Nada de bom daí vem. Apenas aproveite cada um dos dias. Na verdade, não sabemos o tempo que esta situação irá demorar a passar, pelo que devemos apenas preparar para quando tal acontecer.
6- Escute o seu corpo
Uma nota final para algo comum nos atletas: a exigência. Neste momento, liberte-se da exigência e da culpa. Caso se sinta cansaço, descanse e não treine. Oiça o seu corpo e respeite-o. Haverá tempo para voltar ao ritmo e à carga de treino de antes.
Por último, relembramos que na MediClinica Portugal disponibilizamos consultas de Medicina Geral e Familiar, Fisioterapia e Reabilitação, Psicologia Clínica, Nutrição, Coaching, entre outras especialidades que podem melhorar a sua qualidade de vida e da sua família.
Tome a iniciativa pela sua saúde – por si e pelos seus.