Depressão à Luz da Medicina Tradicional Chinesa

As consequências das perturbações mentais comuns em termos de perda de saúde são enormes.

A depressão é classificada pela OMS como o maior contribuinte da incapacidade para a atividade produtiva, bem como, a que mais contribui para as mortes por suicídio, que chegam quase a 800mil por ano.

Os sintomas de depressão variam quanto à gravidade (de ligeiros a graves) e duração (de meses a anos).  É caracterizada por tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou de autoestima baixa, perturbações do sono ou do apetite, sensação de cansaço e baixo nível de concentração.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, a nível global, sejam afetadas pela depressão. Embora a depressão possa afetar pessoas de todas as idades e de todas os estratos sociais, o risco de se tornar deprimido(a) aumenta com a pobreza, desemprego, acontecimentos de vida (caso da Covid-19), doenças físicas e problemas causados pelo uso de álcool e drogas.

As perturbações depressivas incluem duas subcategorias principais:

1. Perturbação depressiva major/ episódio depressivo, que envolve sintomas com o humor deprimido, perda de interesse e do prazer e diminuição de energia.
  2. A distimia, uma forma persistente, ou crónica de depressão ligeiras. Os sintomas são semelhantes aos do episódio depressivo, mas tende em ser menor.

Depressão à Luz da Medicina Tradicional Chinesa

A depressão em MTC é caracterizada pelo um desequilíbrio energético, que pode enquadrar-se em um ou mais padrões de desequilíbrio/ desarmonia entre os Órgãos e Vísceras (ZangFu), dependendo dos sintomas apresentados pelo individuo.

Os sinais e sintomas do quadro depressivo, pode estar associado a quadros de deficiência ou estagnação de Qi (energia) ou em padrões de desarmonia do Yin/Yang.

O mais notório é a desarmonia do Qi do Fígado, que é o responsável pelo livro fluxo das emoções.

A depressão e a relação com a Teoria dos 5 movimentos:

• Movimento Água: Alguns sintomas evidentes neste movimento são: apatia, falta de confiança na sua capacidade de resolver situações, sensação de impotência. Podemos ter também pacientes com problemas no sistema gênito-urinário.

• Movimento Terra: Este tipo de depressão é resultante de uma desarmonia do intelecto. Os pacientes são caracterizados por se preocuparem de mais, podem tornar-se antipáticos, e ter problemas de concentração.

• Movimento Fogo: Este tipo, envolve problemas afetivos ligados a rejeição e desapontamento em relacionamentos interpessoais, falta de alegria de viver, pouco entusiasmo, falta de inspiração e capacidade de julgamento.

• Movimento Metal: Neste movimento, este tipo de depressão geralmente é decorrente de perdas materiais. Os sintomas mais presentes são, pessimismo e sentimentos de culpa.

• Movimento Madeira: São pacientes que trabalham arduamente, são ambiciosos e que subitamente perderam a motivação e a direção, por terem sido por algum motivo forçados a abandonar uma ação. Sensação de frustração, irritabilidade, desgosto, perda de propósito de vida.

A Acupunctura como alternativa de tratamento

A acupunctura, como tratamento complementar na depressão, tem apresentado benefícios satisfatórios na terapêutica em si. Eliminando os efeitos colaterais do uso de medicamentos específicos, garantindo o bem-estar do individuo.

Cuide de si e dos seus! Fique em segurança!